top of page

COMO FAZER
#KidsDrawPeace4Ukraine

INGLÊS E OUTRAS LÍNGUAS

Veja como organizar uma sessão para o projeto de arte global (ampliado) #KidsDrawPeace4Ukraine envolvendo crianças refugiadas ucranianas que encontraram um refúgio seguro em sua área (que você pode encontrar através de reportagens locais, escolas, instituições de caridade e sua prefeitura). Os principais objetivos são proporcionar uma experiência positiva para crianças com ansiedade e, em seguida, publicar suas fotos o mais amplamente possível nas mídias sociais. Esta é uma continuação da primeira fase do projeto, na qual editores de notícias para crianças, em oito países, estão convidando seu público a enviar arte com desejos de paz e amor às crianças ucranianas. Essa primeira fase continua (descrição em inglês).

Ukraine refugee closeup.jpg

A IDÉIA BÁSICA

Essa abordagem é baseada em testes bem-sucedidos com dois grupos de crianças refugiadas que chegaram a um refúgio seguro na França: um grupo de crianças e suas mães em um centro de refugiados e um grupo misto de crianças francesas e ucranianas em um lar. O objetivo era que as crianças tivessem uma experiência positiva e consciente ao criarem uma lembrança pessoal e, ao mesmo tempo, uma expressão de apoio à Ucrânia como parte de um projeto com crianças de todo o mundo. Todos os participantes concordaram!

COMO AJUDAR CRIANÇAS REFUGIADAS (em inglês)

PARA QUEM É

Os participantes serão:

— Crianças ucranianas com suas mães

— Uma mistura de crianças ucranianas e locais

Nos testes-piloto, tivemos crianças de quatro a 14 anos, mas a faixa usual era de sete a 11 anos.

Refugee KidsDrawPeace4Ukraine - world array copy.jpeg
UKRAINE refugee kit materials 4 web.jpeg

O QUE ACONTECE

As crianças têm à sua escolha materiais para desenhar e tipos de papel; sabem que seu trabalho faz parte de uma atividade global e finalizam com um desenho que se tornará uma lembrança e será postado nas redes sociais. 

NÃO É ARTETERAPIA

Este é um projeto modesto para dar às crianças uma experiência breve, positiva e consciente. NÃO é “arteterapia”, que investiga o estado mental de uma criança com a ajuda de um terapeuta treinado.

Incentivamos o apoio do Voices of Children da Ucrânia, cujos incríveis terapeutas curam crianças em choque com a arte desde 2015.

Ukraine voices combo shot.png
Ukraine maria at work horizontal.png

QUANDO FAZER

É importante fazer isso somente depois que as crianças refugiadas estejam em um porto seguro, descansadas e alimentadas regularmente para que, então, possam querer participar do projeto global #KidsDrawPeace4Ukraine. Descobrimos que as sessões podem durar pouco menos de uma hora. 

ONDE FAZER

As crianças precisam de um lugar tranquilo, com bastante espaço para desenhar em uma mesa ou em escrivaninhas. Fizemos em um centro de refugiados e em uma casa, com grupos de até seis crianças. Também pode funcionar em uma sala de aula ou em uma biblioteca.

UKRAINE refugee - boys and border.jpg
UKRAINE sheets download .jpg

COMO: PASSO 1

DOWNLOAD

Baixe o conjunto de cinco páginas do site Global Youth & News Media : três folhas de desenho com as bordas doadas pelos artistas Anton Pavlenko e Muriel Hanny, um modelo para criar uma história em quadrinhos e uma amostra de fotos de crianças de todo o mundo em apoio a crianças ucranianas.

COMO: PASSO 2

FOLHAS DE DESENHO

A arte finalizada será uma lembrança, então, as folhas de desenho devem ser mais pesadas que o papel normal de 80-90 gramas (peso padrão). Faça cópias suficientes para que cada criança possa escolher qualquer opção de borda ou uma folha de papel em branco e possa fazer mais de um desenho. Também tenha bastante papel em branco, pois algumas crianças podem preferir sem borda.

Ukraine 2 borders vertical.png
#KidsDrawPeace4Ukraine overview of first phase in Ukrainian.jpg

COMO: PASSO 3

PÁGINA DE AMOSTRA

Você só precisa de uma cópia para cada criança do sampler em ucraniano (à esquerda) que mostra arte de crianças de outros países. Pode ser em papel de gramatura padrão. Isso é importante porque mostra claramente como a preocupação com as crianças ucranianas é realmente generalizada.

COMO: PASSO 4

FERRAMENTAS
DE DESENHO

Forneça uma ampla gama de opções, quantas o seu orçamento permitir, para que as crianças possam escolher o que querem usar: muitos pacotes de marcadores de feltro, giz de cera e lápis de cor (não se esqueça de apontadores e boas borrachas). Evite a pintura bagunçada. Novamente, o objetivo é que as crianças se divirtam escolhendo suas ferramentas e depois, se possível, guardando-as. Novamente, se o seu orçamento permitir, adicione uma capa de plástico, pasta ou envelope para proteção da imagem

Drawing tools.png
UKRAINE public-private pictures.png

COMO: PASSO 5

TIRE 2 FOTOS

Tire pelo menos duas fotos para cada criança: uma delas segurando seu desenho favorito (para as mamães) e outra do próprio desenho (para postar). Nomeie cada desenho com o primeiro nome da criança (somente), idade e país de origem.

COMO: PASSO 6

POSTAR AMPLAMENTE

Um dos principais objetivos é publicar amplamente os desenhos das crianças nas redes sociais com a hashtag #KidsDrawPeace4Ukraine. Sabemos por vários contatos que adultos e crianças ucranianos os estão vendo e apreciamos muito o esforço. Poste apenas fotos dos desenhos. As demais, com cara de criança, são particulares e exclusivas para professores, bibliotecários ou mães.

UKRAINE post symbols.png
Refugee KidsDrawPeace4Ukraine - English teacher Oksana xxx and the day's production copy.j

COMO: PASSO 7

MOSTRAR LOCALMENTE,
e talvez vender

Se você estiver em uma escola, biblioteca ou centro de refugiados, você também pode colocar as fotos em uma parede, como fizemos aqui na França. Você também pode vender alguns e enviar os lucros para o Voices of Children da Ucrânia. Muito obrigado à mãe e professora ucraniana Oksana, retratada aqui, que ajudou na sessão no centro de refugiados..

COMO: PASSO 8

Outra opção

Depois de terminar de postar, você pode nos enviar suas melhores fotos junto com quaisquer comentários que queira compartilhar sobre como foi a inclusão em uma página de demonstração #KIdsDrawPeace4Ukraine. Não divulgamos nenhuma informação de identidade, incluindo e-mails, a ninguém.

Por favor, use um formato jpeg e nomeie a imagem desta forma: 

 

UcraineArt-CHILD'S PRIMEIRO NOME-IDADE-PAÍS DE ORIGEM DA CRIANÇA

Por exemplo: UkraineArt-Ariana-7-Ukraine

 

Use este e-mail:

entriesglobalyouthandnewsmedia [at] gmail [.] com

COMO AJUDAR CRIANÇAS REFUGIADAS (em inglês)

combo logos - #KidsDrawPeace4Ukraine and partners.png
bottom of page